Facebook Instagram
Postado em tendências Por:

Especialista de Sorocaba dá dicas de decoração econômica e sustentável

Objetos recicláveis ajudam a compor mesa do Ano Novo.
Vidro vazio de pimenta pode se torna castiçal, por exemplo.

Natal e Ano Novo são datas para confraternizar com a família e amigos e decorar a casa para receber quem se ama em um clima festivo e harmonioso. A decoração da mesa é essencial para saborear o almoço e a ceia, com cores e objetos que dão leveza e alegria à casa. Para deixar a mesa ainda mais criativa, Eliana Pace, docente da área do curso Técnico em Hospedagem do Senac Sorocaba (SP), dá algumas dicas para criar uma decoração econômica e bonita.

Segundo ela, as festas de fim de ano seguem uma tradição quando se trata de cores e adornos. Mesmo assim, para a docente, é preciso inovar, lembrando sempre da harmonia entre as cores. “Estamos em um momento de cautela na economia e esta é uma oportunidade de reinventar, buscando também a sustentabilidade com objetos reutilizáveis”, afirma.

“Uma boa ideia é utilizar aquele vidro vazio de pimenta, de suco ou de azeite para fazer castiçais. As embalagens transparentes também são ótimas para decorar a casa e ainda são bem econômicas”, destaca Eliana. Outra dica da docente é usar na decoração velas e flores sem cheiro para não comprometer os aromas de cada um dos pratos da ceia.

Cores
Eliane observa que o vermelho é uma cor mais quente e estimulante, considerada a cor do amor e da aproximação, muito utilizada no Natal. Mas, pode-se inovar com o azul, por exemplo, que significa leveza. Já o branco, prata, dourado e outros tons metálicos são sinônimo de glamour e magia, um equilíbrio perfeito para não exagerar no brilho.

A docente lembra que as decorações bem coloridas e elementos retrôs estão em alta. “Lembre-se de que tudo deve estar de acordo com seu estilo pessoal, pois não adianta seguir tendências se não combinam com você”, completa Eliane.

Objetos
A docente destaca que não há mais obrigatoriedade de usar todos os elementos do mesmo modelo e cor. O importante é manter a harmonia entre os objetos, sem exagerar na quantidade. “Pode-se utilizar sousplat colorido, estampados, taças, guardanapos e arranjo de flores”, explica.

Itens sugeridos para compor a mesa:
– Toalha de mesa
– Sousplat ou jogo americano
– Prato de refeição
– Talheres: faca e colher à direita e garfo à esquerda
– Taças à direita
– Prefira guardanapos de pano para deixar a mesa mais refinada
– Objetos recicláveis dão um charme no ambiente e ajudam na economia doméstica

Fonte: G1

Posts Relacionados:

escreva um comentário