O imóvel de 105 m² foi construído em um terreno de 720 m². A opção por não desperdiçar espaços resultou em uma casa compacta e conectada. Projeto do escritório Cadi Arquitetura.
Em Lajeado, Rio Grande do Sul, o clima calmo da cidade e as lindas paisagens foram o convite perfeito para que o casal de arquitetos, e sócios do escritório Cadi Arquitetura, Daiane Renner e Ismael Stimamiglio, construíssem seu lar por ali. A família ainda conta com mais três membros: dois labradores e uma buldogue francesa, a Bali.
O terreno de 720 m² foi escolhido pela localização com vista para os morros ao redor e boa ventilação, já que a cidade tem altas temperaturas no verão. Apesar do grande espaço disponível, Daiane e Ismael optaram por construir uma casa compacta de 105 m². “O mais importante era ter o espaço de lazer integrado com a parte interna, sem desperdício de áreas”, explica a arquiteta.
Para aproveitar a vista do terreno, a solução encontrada foi escavar para acomodar a garagem e ao mesmo tempo estruturar todo o pavimento principal em apenas um andar. A integração entre área interna e externa se dá por meio de uma grande cobertura sustentada pela placa de 7 m revestida com porcelanato que imita aço corten.
“Tivemos também o cuidado com a parte ecológica”, conta Daiane. O quintal possui sistema de irrigação com aproveitamento da água da chuva coletada pelo telhado verde e armazenada em uma cisterna, que também abastece os banheiros da casa.
Dos vários veraneios dos moradores em terras uruguaias vieram algumas referências para o projeto, como o concreto aparente e a pedra jacarandá usada como revestimento na fachada da casa. Tudo isso misturado à arquitetura de traços retos e contemporâneos garantem ao lar a personalidade dos moradores.