Facebook Instagram
Postado em tendências Por:

Leve o estilo vintage para sua casa com objetos antigos

Garimpe móveis da família para criar atmosfera charmosa na decoração

Sabe aquela cristaleira antiga de família que está acumulando pó na garagem do seu tio-avô? Que tal tirá-la do esquecimento e usar para compor um estilo vintage na sua casa? Uma das principais tendências de decoração atuais, ele recupera elementos clássicos das décadas de 1920 a 1970. Se os objetos tiverem algum valor sentimental, é ainda mais bacana!

Existe diferença entre retrô e vintage? 
Alguns guias de decoração e estilo informam que retrô são aqueles objetos que apenas imitam itens de décadas passada, enquanto vintage são os objetos que realmente são de outras épocas e, repaginados ou não, compõem a decoração da casa. Qualquer que seja sua opção, o importante é que o ambiente seja confortável. A ideia não é criar um cômodo com cara de “velho”, mas sim combinar elementos antigos que tragam uma sensação de aconchego ao espaço.

Confira abaixo alguns móveis que você pode garimpar em feiras de antiguidades, antiquários e, é claro, no sótão dos seus avós:

Geladeiras 
Com cores clássicas como vermelho ou azul pastel, as geladeiras de estilo antigo ajudam a criar o clima vintage. Se você não quiser utilizá-las na cozinha, pode colocar em um espaço gourmet ou salão de festas, por exemplo. Para incrementar, decore com outros acessórios antigos, como os clássicos pinguins de geladeira.

Móveis de madeira 
Móveis em madeira antiga são fundamentais para criar o estilo vintage. A lista é diversa: penteadeiras, cristaleiras, mesas de jantar, armários, racks, cômodas, criados-mudos, cabeceiras de camas e estantes de livros podem ser posicionados nos ambientes. Na sala de estar, por exemplo, você pode mesclar um móvel antigo com objetos de linhas retas, mais modernos. O mix de tendências ajuda a quebrar a formalidade das peças antigas, em geral mais clássicas.

Vitrolas e outros acessórios 
Vitrolas, pianos e até mesmo aqueles telefones antigos podem ser uma boa pedida para quem quer investir no vintage em pontos estratégicos. Uma estante moderna pode ser decorada com objetos variados, e aí você inclui os acessórios antigos. Relógios de parede também são uma boa opção. Se a peça tiver algum valor afetivo, coloque-a em destaque.

Mais dicas para criar o estilo vintage: 
– Aposte em cores pastel, como rosa claro, verde e azul. Cobre e dourado envelhecido também ajudam a compor esse estilo;
– Não tem nenhum objeto antigo, mas ainda quer investir nesse estilo? Selecione fotos antigas da sua família e faça uma espécie de árvore genealógica com quadros na parede;
– Papéis de parede também ajudam a criar esse estilo: escolha florais e estampados e aplique em uma parede do cômodo.

Posts Relacionados:

escreva um comentário